top of page

TODO ESTUDANTE PRECISA SABER

Por: Andreza Pereira de Araújo

15/10/2019 às 21h40

Optimized-asian-863318_1280.jpg

Imagem: Pixabay

PERGUNTAS

VOCÊ SABIA que quando lhe é feito uma PERGUNTA, mesmo que você não saiba a RESPOSTA, o seu CÉREBRO fica, inconscientemente, procurando?

CURVA DO ESQUECIMENTO

Segundo o psicólogo alemão Herman Ebbinghaus, a capacidade do nosso cérebro de armazenar uma informação recém adquirida, mensurando quais seriam os efeitos do tempo sobre nossa memória. É a chamada “curva do esquecimento” (ou Forgetting Curve).

Herman Ebbinghaus foi um psicólogo alemão e o pioneiro no estudo científico da memória. No final do século 19, ele fez um intenso estudo em que memorizou uma sequência de sílabas as quais juntas não possuíam sentido algum e mensurava a retenção da memória ao longo do tempo.

​

A Curva de Esquecimento é uma generalização desta descoberta e interpreta-se da seguinte maneira:

​

No momento em que estamos aprendendo, provavelmente conseguiremos resgatar toda a informação que queremos. 

​

Após 20 minutos, do conteúdo visto, retemos 58%, o que quer dizer que já teremos esquecido 42% destas informações. 

​

Após 1 hora esse número cai para 44% e;

​

Após 9 horas, conseguiremos resgatar apenas 36% da informação.

​

Ao final do primeiro e do segundo dia teremos respectivamente apenas 33% e 28% de retenção. Ou seja, já teremos esquecido cerca de 70% das informações.  E este número continua caindo até restar apenas 21%. Dessa forma, esquecemos aproximadamente 80% após um mês.

 

Ao longo de mais de um século, inúmeros estudos replicaram seu experimento e chegaram a taxas muito similares. Por isso, apesar do estudo ter sido aplicado apenas com uma amostra, ou seja, sobre si mesmo, diversas outras pesquisas respaldam sua generalização. 

 

Esquecer é um processo natural e necessário

​

Nosso cérebro é preparado para selecionar, armazenar e resgatar as informações relevantes e que são usadas.

PIRÂMIDE DE APRENDIZAGEM

As pirâmides de aprendizagem (learning pyramids), por vezes chamadas de cones de aprendizagem, são tentativas de apresentar de maneira esquematizada a capacidade de retenção de um conteúdo do cérebro humano, em geral pressupondo que quando algo é estudado de forma ativa, seja promovendo um debate, fazendo algo na prática ou ensinando o conteúdo estudado, esse conteúdo é retido de maneira mais efetiva; por outro lado, o mesmo conteúdo poderia ser esquecido facilmente caso fosse aprendido apenas de forma passiva, por exemplo, por meio da leitura, assistindo à uma palestra ou ouvindo uma história. Dentre os críticos de tal proposta estão nomes como Daniel T. Willingham e Kåre Letrud.

FONTE: clique aqui.

089c0872830b65ef298cc4d64f4df986.png

imagem: clique aqui.

SOBRE O BRANCO

Para Gislaine Gil, neuropsicóloga, coordenadora do Programa de Estímulo à Atenção e à Memória do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e autora do livro Memória – tudo que você gostaria de saber, mas esqueceu de perguntar, da editora Campus-Elsevier, é importante saber que a memória não é uma função isolada do cérebro e que ela está distribuída em várias regiões cerebrais.

 

Diferentes tipos de memória:

​

DEPENDENTE DO TEMPO

Dividida em dois subtipos: a de curto prazo/memória de trabalho e a de longo prazo. Na de curto prazo, a informação fica armazenada por um período para que ela ainda possa ser manipulada. Já a de longo prazo é ilimitada pode ser dividida em memória não-declarativa e declarativa. A memória não-declarativa está envolvida em atividades diárias e quase automáticas, como dirigir um carro, enquanto a declarativa requer gasto de energia, para a busca da informação no cérebro e reflexão a partir dela. A memória declarativa se subdivide em episódica e semântica, que ajudam a identificar a doença de Alzheimer.

 

MEMÓRIA DE TODO DIA

Essa categoria define as tarefas realizadas durante o dia e as programas para os próximos dias. A memória de todo dia é dividida em evento e tempo. (momento específico).

​

FONTE: DEU BRANCO?

Na AUDIOTECA do CONCURSEIRO, você encontra:

​​

PERGUNTAS EM ÁUDIO

​

E

​

LEI SECA

(textos normativos que foram escritos e publicados pelos legisladores)

​

​

​

ATENÇÃO

* Os áudios referentes aos arquivos em peguntas são PAGOS. Já os da lei seca, são GRÁTIS. Por outro lado, os E-BOOKs da lei seca são PAGOS;  e os referentes às PERGUNTAS, GRÁTIS.

Andreza 4.jpg

Imagem: Andreza Pereira de Araújo

BAIXE O SEU E-BOOK.

GRÁTIS

​

E-BOOK: Como Estudar? clique aqui.

​

E-BOOK: Concurseiro Aprovado clique aqui.

​

E-BOOK: Calouro - Direito clique aqui.

SIGA-NOS!

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • SoundCloud Ă­cone social
  • Blogger Ă­cone social
  • Twitter Ă­cone social
bottom of page